Habitec na web | acesse por aqui também

acesse twiter acesse facebook acesse instagram

Ago

30

2019

Curiosidades

Móveis como obras de arte: os trabalhos do designer Sérgio Rodrigues

sexta, 30/08/19 | por Comunicacao | tags design, arte, móveis

O designer brasileiro Sérgio Rodrigues é um dos mais reconhecidos do mundo e sua obra reverbera até hoje no trabalho dos profissionais da área. Sobrinho do escritor Nelson Rodrigues, Sérgio teve influências artísticas desde pequeno.

Assim como todo designer, o xodó do profissional era o desenho de cadeiras, algumas delas premiadas internacionalmente, mas acima de tudo com móveis voltados para a produção industrial com características de identidade brasileira estampadas em todas as peças.

Sérgio trabalhou com os irmãos Hauner, na Móveis Artesanal Paranaense, em Curitiba. Depois chefiou o departamento de criação de arquitetura de interiores da empresa Forma, fabricante internacional de móveis. E, por fim, criou a Oca, um misto de atelier, espaço de produção, galeria de arte e loja, afirmando de vez sua ligação artística à produção de móveis industriais, uma união única.

Em 1968, Sérgio Rodrigues vendeu a Oca e passou a se dedicar a trabalhos em arquitetura de interiores. Em 1974, sua ‘Poltrona Mole’, passou a integrar a coleção do Museu de Arte Moderna de Nova York.

Quando pensamos em obras de arte em casa elas são apenas para decoração, mas no caso de Sérgio Rodrigues as peças têm funcionalidade e aplicabilidade em necessidades do dia a dia. O designer também sempre defendia a visão de que os materiais dos seus móveis são parte da narrativa dele, contando uma história sobre o local em que seriam inseridos e levando uma identidade brasileira.

Ainda hoje é possível comprar peças do artista, encontradas em antiquários e galerias de arte, porém saiba que os preços são altos pela autenticidade de cada peça.

Gostou de saber mais sobre um dos maiores designers brasileiros de todos os tempos? Qual móvel de Sérgio Rodrigues você gostaria de ter em casa? Comente aqui embaixo.

 

deixe seu comentário

nome (obrigatório)
e-mail (não será publicado) (obrigatório)
Comentário(seu comentário será moderado)
 
Destaques Habitec Quer vender seu imóvelConte com a genteQuer alugar seu imóvel

Acesso rápido

Vendas

41 3340-3222

Locações

41 3340-3258

ADM.Aluguéis

41 3340-3202

habitec imóveis

© 2010 - HABITEC ASSESSORIA TECNICA HABITACIONAL LTDA - CRECI J685
desenvolvido por Sulcriativa Comunicação