Habitec na web | acesse por aqui também

acesse twiter acesse facebook acesse instagram

Mai

19

2022

Curiosidades

Calçadão da Rua XV completa 50 anos!

quinta, 19/05/22 | por Comunicacao | tags #apcuritiba, #aplocaçãocuritiba, #casanovacuritiba

O calçadão da XV é considerado por muitos um dos ícones da identidade curitibana. Jornais da época dão conta que às vésperas de um final de semana do mês de maio, ao anoitecer, operários contratados pela Prefeitura, munidos de equipamentos e ferramentas, desembarcaram de caminhões com a missão que transformou a paisagem urbana de nossa cidade. 

Até então, as cidades eram pensadas para os carros, que no início dos anos 70 eram objeto de desejo para as classes média e alta. Por conta disso, os próprios comerciantes da Rua XV acreditaram que o projeto urbanístico não vingaria, que afugentaria os seus clientes. 

Esses comerciantes e outros opositores chegaram a ameaçar de invadir o novo calçadão com os seus carros, com o objetivo de fazer com que a Prefeitura voltasse atrás. A tentativa foi frustrada pela presença de crianças de escolas da rede pública que tomaram conta do Calçadão para pintar, desenhar e brincar. 

A Rua das Flores com os seus canteiros, vasos coloridos, a sua calçada em petit-pavé, os seus cafés e as suas lanchonetes, acabou caindo no gosto do curitibano. O comércio local foi fortalecido, com vários imóveis para locação e venda. Muitos deles você pode encontrar nas redes sociais da Habitec, em nosso site e junto aos nossos colaboradores.

Turistas também à elegeram como ponto obrigatório de passeio, antes mesmo de visitarem locais como o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e até o Largo da Ordem. O calçadão da Rua XV é considerado, de  longe, o melhor lugar para que todos conheçam um pouco melhor sobre a história de Curitiba. 

Quer uma dica? Comece o seu passeio pela Rua das Flores em um sábado pela manhã. Parta da Praça Osório (um belo espaço verde com feira de artesanato e rica gastronomia especialmente em feriados como a Páscoa, o Natal e o Dia das Mães). 

Siga em direção à famosa Boca Maldita (território onde personagens bem informados trocam ideia sobre política e o atual cenário econômico local e nacional) ,aprecie as obras de artistas e outros integrantes da cena cultural curitibana, tome um chope e delicie-se com o que a cidade tem a oferecer nesse cantinho exclusivo de pedestres que é carinhosamente chamado de "a menor avenida do mundo".
 

deixe seu comentário

nome (obrigatório)
e-mail (não será publicado) (obrigatório)
Comentário(seu comentário será moderado)
 
Destaques Habitec Conte com a genteQuer vender seu imóvelQuer alugar seu imóvel

Acesso rápido

Vendas

41 3340-3222

Locações

41 3340-3258

ADM.Aluguéis

41 3340-3202

habitec imóveis

© 2010 - HABITEC ASSESSORIA TECNICA HABITACIONAL LTDA - CRECI J685
desenvolvido por Sulcriativa Comunicação