Habitec na web | acesse por aqui também

acesse twiter acesse facebook acesse instagram

Mai

12

2022

Dicas

Golpes no mercado imobiliário? Conheça os mais comuns e como evitá-los!

quinta, 12/05/22 | por Comunicacao | tags #apcuritiba, #aplocaçãocuritiba, #casanovacuritiba

Infelizmente, é quase impossível fugir dos golpes, não é mesmo? E eles estão em todas as áreas, incluindo o mercado imobiliário. Por isso, em nosso post de hoje passaremos a você algumas dicas que podem ser úteis na hora da venda ou aluguel de um apartamento ou de uma casa.

Claro que a recomendação mais importante é a de que você conte sempre com uma empresa com tradição no ramo. E disso a gente entende, porque a Habitec está há mais de 40 anos no setor. Seus corretores e demais colaboradores são treinados para garantir que você tenha a negociação mais segura e menos burocratizada.

Como você sabe, pode nos encontrar pela internet e pelas redes sociais, o que é garantia de conforto e também de segurança. Só isso, no entanto, não basta. Assim, passaremos alertas sobre os golpes que ganharam força especialmente após a pandemia do novo coronavírus, mas que, com alguns cuidados, podem ser evitados.

Internet e aplicativos
Tire poucos minutos para pesquisar na internet, que verá diversas reportagens relatando casos de crimes no mercado imobiliário. E um dos mais recorrentes são os anúncios por aplicativos. No portal Reclame Aqui tem um vasto conteúdo, alertando sobre os anúncios falsos. Uma plataforma muito popular é frequentemente utilizada pelas quadrilhas. Como as negociações são concluídas fora do site, os seus administradores não têm como monitorá-las, mas informam que sempre procuram contribuir nas investigações. 

Recentemente, uma família foi vítima de um desses golpes. Uma poupança de 35 anos evaporou em poucos minutos, resultando em um prejuízo de R$ 65 mil. No caso, os interessados no imóvel chegaram a depositar parte do valor total da casa sem fazer uma visita ao imóvel. Quando se deram conta já era tarde. Os golpistas haviam sumido com o dinheiro.

Documentação falsa
Outro golpe muito comum no mercado. É quando alguém se apresenta como vendedor, vai até o cartório e, habilmente (só que para o mau), consegue a cópia de uma escritura com os dados verdadeiros do proprietário. Aí, ele falsifica os outros documentos necessários à negociação e efetua a a venda de um imóvel que não é seu.

Existem duas formas de evitar esse constrangimento. A melhor forma é comprovar se os documentos apresentados são realmente verdadeiros. A outra é solicitando a autenticação por autenticidade (quando a assinatura é feita na presença de um funcionário do cartório).

Cônjuge
Fique esperto! Se você é casado e pretende realizar a venda de um imóvel  (seja qual for o regime de casamento), precisa que o seu cônjuge esteja ciente da comercialização. Caso a transação seja feita à revelia do seu parceiro ou da sua parceira, qualquer um dos dois pode exigir a anulação da venda.

É essencial verificar a autenticidade do documento em cartório em que ele foi registrado. E não esqueça de pedir para que um advogado especialista no assunto confirme a legalidade da procuração.

Portaria
O golpe da portaria é antigo, porém recorrente. Ocorre quando proprietários de casas ou de apartamentos deixam as chaves na portaria para facilitar a visita de pessoas interessadas no imóvel. O problema é que falsos corretores se aproveitam dessa situação para tirar falsas chaves e chegam a alegar que a procura está grande, pedindo até adiantamento às vítimas para "reservar" o imóvel.

Prejuízos de várias formas acabam inevitáveis por conta do golpe da portaria. Para evitá-los, jamais pague para reservar o imóvel. Também verifique se o corretor está devidamente registrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). E mais importante: opte sempre por negociar diretamente com uma imobiliária.

Em viagem
Mais um golpe de certa forma relacionado ao da portaria. O golpista avisa ao interessado que o proprietário está viajando e que, por conta disso, o dono "aceita" alugar a casa ou apartamento por valor menor do que o de mercado. O falso corretor mostra o imóvel (ou outro com as mesmas características no mesmo prédio), solicita pagamento adiantado e desaparece do mapa.

Como evitar? Desconfie de tudo o que for barato demais ou que fuja da realidade do mercado imobiliário. Opte por contratar uma imobiliária ou profissional de segurança.

Mais de uma pessoa
Tem algo mais desagradável do que descobrir que aquele imóvel dos seus sonhos não foi vendido só para você? Pois é, mas infelizmente acontece. A venda de um imóvel passa por um processo burocrático que envolve várias etapas. Golpistas se aproveitam disso para vender um mesmo bem para mais de um interessado.

Fica o alerta! Só a primeira pessoa, a que tiver o registro do imóvel, será a real proprietária. Para evitar o golpe, investigue a reputação de quem quer fechar o negócio, visite o site da imobiliária, recolha o maior número de informações que puder.

Localização
É muito comum no mercado imobiliário o chamado golpe da "localização errada", especialmente nas transações envolvendo lotes. A surpresa desagradável ocorre quando o interessado no terreno descobre que a localização simplesmente não corresponde ao endereço do registro do imóvel.

O crime da localização errada também pode ser evitado. Basta uma simples visita à propriedade antes de você fechar negócio. É essencial, da mesma forma, verificar se o endereço corresponde, exatamente, ao que consta na matrícula do imóvel.

Por fim, percebeu que tem algo de errado? Não vacile... chame a polícia e denuncie! E se souber de algum golpe que não mencionamos aqui conte-nos através dos comentários.

deixe seu comentário

nome (obrigatório)
e-mail (não será publicado) (obrigatório)
Comentário(seu comentário será moderado)
 
Destaques Habitec Quer vender seu imóvelQuer alugar seu imóvelConte com a gente

Acesso rápido

Vendas

41 3340-3222

Locações

41 3340-3258

ADM.Aluguéis

41 3340-3202

habitec imóveis

© 2010 - HABITEC ASSESSORIA TECNICA HABITACIONAL LTDA - CRECI J685
desenvolvido por Sulcriativa Comunicação