Habitec na web | acesse por aqui também

acesse twiter acesse facebook acesse instagram

Mai

26

2020

Dicas

Saiba como usar o FGTS na compra de um imóvel

terça, 26/05/20 | por Comunicacao | tags dicas, imóvel, comprar imóvel, fgts

 

Saldo pode ser utilizado como entrada do financiamento ou parte do pagamento total
 

 

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador brasileiro e serve para protegê-lo em casos de demissão sem justa causa. O valor depositado pelos empregadores representa 8% de cada salário pago e vai diretamente para uma conta aberta em nome do funcionário na Caixa Econômica Federal.

Além da demissão sem justa causa, esse valor só é liberado em algumas situações específicas, como doenças graves, aposentadoria e para comprar um imóvel. Justamente, para que o trabalhador tenha uma reserva em casos emergenciais. 

 

FGTS na compra de imóvel

Os trabalhadores registrados podem dispor dos recursos do FGTS para moradia nos casos de aquisição de imóvel novo ou usado, bem como para construção, liquidação ou amortização de dívidas vinculadas a contratos de financiamento habitacional.

Para poder utilizar o saldo do FGTS para quitar parcialmente ou totalmente a dívida de um imóvel é preciso que o contrato tenha sido assinado no âmbito do Sistema Financeiro Habitação (SFH), um programa de financiamento habitacional do governo brasileiro. É possível, ainda, utilizar o valor para diminuir em até 80% o valor das prestações em 12 meses consecutivos.

 

Condições

Para usufruir do benefício o trabalhador deve ter, no mínimo, três anos de carteira assinada, na mesma ou em empresas diferentes, não possuir financiamento ativo no SFH e não ser proprietário de imóvel localizado no município em que mora ou trabalha. 

O imóvel a ser adquirido deve ser urbano e de até R$1.500.000,00, bem como não ter sido objeto de utilização do FGTS em aquisição há menos de três anos, contados a partir da data do efetivo registro na matrícula do imóvel.


Passo a passo

De acordo com a própria Caixa Econômica Federal, os passos para utilizar o saldo do FGTS na compra de um imóvel são os seguintes: 

 

  1. Consultar o saldo do FGTS

Confira o saldo da sua conta de FGTS e veja quanto pode ser utilizado na operação de compra, liquidação ou amortização de seu saldo devedor ou ainda, das parcelas de seu contrato.

 

2. Reunir a documentação


Após isso, separe a documentação necessária e entregue na Agência da Caixa ou no Correspondente Caixa Aqui mais próximo de você. 

 

  1. Aguardar

 

A Caixa avalia a documentação e, caso aprovada, seu saldo do Fundo de Garantia é investido na casa própria.


 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco! Vamos te ajudar a encontrar o imóvel perfeito para o seu FGTS ser bem usado! 

deixe seu comentário

nome (obrigatório)
e-mail (não será publicado) (obrigatório)
Comentário(seu comentário será moderado)
 
Destaques Habitec Conte com a genteQuer vender seu imóvelQuer alugar seu imóvel

Acesso rápido

Vendas

41 3340-3222

Locações

41 3340-3258

ADM.Aluguéis

41 3340-3202

habitec imóveis

© 2010 - HABITEC ASSESSORIA TECNICA HABITACIONAL LTDA - CRECI J685
desenvolvido por Sulcriativa Comunicação