Habitec na web | acesse por aqui também

acesse twiter acesse facebook acesse instagram

Out

24

2019

Institucional

A alta no mercado imobiliário

quinta, 24/10/19 | por Comunicacao | tags mercado imobiliário, vendas, aluguéis

A sensação de melhora no mercado não tem sido apenas uma impressão, mas sim a realidade e quem comprova isso são os números, tanto em relação a quantidade de imóveis lançados quanto a de negócios firmados.

Dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) mostram que nos últimos 12 meses houve uma significativa melhora, em relação ao número de imóveis ofertados, em relação ao mesmo período anterior. No total foram 101.544 os imóveis novos, contra os 88.620 do último ano, um aumento de 15%.

Um dos fatores que pode ter modificado esse cenário é a nova lei que regulamenta o distrato imobiliário. Agora as multas aplicáveis ao consumidor que desistir da compra do imóvel adquirido na planta, antes da entrega das chaves, pode chegar até 50% do valor pago quando o empreendimento tiver seu patrimônio afetado. Além disto, a lei dá ao construtor prazo de tolerância de atraso de seis meses na conclusão das obras sem penalidade. Isso torna o planejamento para adquirir um imóvel essencial e os casos de compra e permanência aumentam.

O número de vendas bruto aumentou 2% nos primeiros cincos meses deste ano e 1% nos últimos 12 meses, mas o número de vendas liquidas, as que se firmam até o fim, obtiveram um crescimento de 9,8% até maio.

Outro fator primordial é o aumento de crédito, os financiamentos que tiveram recursos de cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) registrados e com finalidade ao Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) envolvendo, respectivamente, imóveis de até R$ 1,5 milhão ou mais atingiram R$ 6,59 bilhões, alta de 20,6% em relação ao mês anterior e de 46,6% frente a maio de 2018, segundo dados da Abecip.

Essa melhora ainda tem perspectivas para aumentar ao longo do tempo, visto que linhas de crédito foram aprovadas e saques em contas inativas destinadas para 2020 podem movimentar a área de alugueis, por exemplo. A esperança é de que a maré siga em uma ascendente.

deixe seu comentário

nome (obrigatório)
e-mail (não será publicado) (obrigatório)
Comentário(seu comentário será moderado)
 
Destaques Habitec Quer vender seu imóvelConte com a genteQuer alugar seu imóvel

Acesso rápido

Vendas

41 3340-3222

Locações

41 3340-3258

ADM.Aluguéis

41 3340-3202

habitec imóveis

© 2010 - HABITEC ASSESSORIA TECNICA HABITACIONAL LTDA - CRECI J685
desenvolvido por Sulcriativa Comunicação