Habitec na web | acesse por aqui também

acesse twiter acesse facebook acesse instagram

Set

25

2018

Curiosidades

Você já ouviu falar no BIM? Saiba porque ele está fazendo sucesso

terça, 25/09/18 | por Comunicacao | tags bim, building information modeling, modelagem de informação da construção

 

A tecnologia tomou conta das nossas vidas, na nossa rotina e da nossa casa. Falando em casa, até mesmo a forma como ela é construída está sendo revolucionada. Isso graças à plataforma BIM, também conhecida como Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção.

O BIM busca facilitar uma obra reunindo em um único projeto todos os detalhes que envolvem a construção de um novo imóvel, como arquitetura, elétrico, hidráulico e tudo que está por dentro das paredes. Ao contrário dos projetos que conhecemos hoje, o BIM é um modelo tridimensional, ou seja, conseguimos entender de forma mais clara qual será o resultado de fato.

Um dos diferenciais da novidade é que, além de ver as linhas que representam as paredes, é possível mostrar sua espessura, camadas, materiais usados e até mesmo o custo deles.

Uma das facilidades da tendência é para os profissionais envolvidos. Como todos podem trabalhar no mesmo projeto e arquivo, o desenvolvimento da obra se torna mais rápido e o serviço mais eficaz. Outro ponto alto, é que é possível precisar a quantidade de produtos e mão de obra que será utilizado.

Assim, os riscos são menores e o cronograma passa a ser cumprido com mais facilidade. Mas vale lembrar que o BIM não é apenas um projeto 3D, porque ele não conta apenas com dados visuais. O BIM traz mais atributos para a construção, como a possibilidade de alterar dimensões.

O mais legal do modelo é que podemos antecipar o resultado da obra. Como é possível prototipar toda a estrutura virtualmente, é mais fácil visualizar o resultado e garantir a precisão na construção. E pasme: o BIM, aliado à realidade aumentada, pode trazer resultados surpreendentes. Com o auxílio de aparelhos extremamente tecnológicos, como os óculos de realidade virtual, é possível ver o projeto onde será construído e até mesmo interagir com os cômodos!

deixe seu comentário

nome (obrigatório)
e-mail (não será publicado) (obrigatório)
Comentário(seu comentário será moderado)
 
Destaques Habitec Quer alugar seu imóvelQuer vender seu imóvelConte com a gente

Acesso rápido

Vendas

41 3340-3222

Locações

41 3340-3258

ADM.Aluguéis

41 3340-3202

habitec imóveis

© 2010 - HABITEC ASSESSORIA TECNICA HABITACIONAL LTDA - CRECI J685
desenvolvido por Sulcriativa Comunicação