Habitec na web | acesse por aqui também

acesse twiter acesse facebook acesse instagram

Abr

28

2020

Dicas

5 dicas para alugar um imóvel sem dor de cabeça

terça, 28/04/20 | por Comunicacao | tags dicas, alugar, locação, imóvel, alugar casa

 

Garanta uma negociação com preço justo e sem perrengues

 


Quem não está acostumado a lidar com as transações e a burocracia do mercado imobiliário pode ficar confuso ao alugar um imóvel. Existem alguns pontos importantes que devem ser analisados, como localização, estrutura, perfil da vizinhança etc.

 

Para ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas para que este processo seja o mais tranquilo e seguro possível. Confira abaixo!

 

1 - Analise os custos

Antes de assinar o contrato de locação, é importantíssimo que você coloque na ponta do lápis todos os custos que vai ter com o imóvel, incluindo locomoção casa-trabalho, por exemplo, para verificar se está fazendo um bom negócio. O custo-benefício deve estar dentro de suas expectativas para que, no futuro, não ocorram arrependimentos. 

 

2 - Solicite um contrato

Nenhum negócio sério pode ser fechado sem um contrato. Este documento é fundamental para garantir seus direitos como inquilino, bem como para estipular seus deveres, e para assegurar que os valores e prazos acordados serão cumpridos. 

 

3 - Faça vistoria

A vistoria traz segurança para o futuro morador; por meio dela possível avaliar as condições do imóvel e adquirir provas, com fotos e vídeos, de como estava a condição antes da locação, para que não haja prejuízos quando - e se - decidir findar o contrato. Devem ser identificados possíveis defeitos, como pintura danificada, e itens que estejam quebrados ou apresentando falhas.

 

4 - Analise a metragem

Difícil colocar uma cama king em um quarto minúsculo, né? Antes de escolher a casa ideal para locar é necessário medir os cômodos, para ter certeza de que os seus móveis vão caber no local. Não esqueça de verificar também a vaga de garagem, caso exista. 

 

5 - Tenha paciência

Tomar a decisão de alugar um imóvel é um grande passo, por isso, procure bem. Ao encontrar a casa ou o apartamento dos seus sonhos, tenha paciência, a demora e a burocracia fazem parte do processo, todavia, tudo vai valer a pena quando você estiver no seu novo lar!


 

Agora que você sabe tudo sobre aluguel de imóveis, que tal dar uma olhada em nosso site? O lar dos sonhos está esperando por você!

Abr

14

2020

Dicas

O cronograma de uma mudança organizada

terça, 14/04/20 | por Comunicacao | tags dicas, mudança, organização

 

Organização evita dores de cabeça durante a mudança 


 

Mudar-se para um novo lar costuma ser algo empolgante, porém, se não houver planejamento, a tarefa pode se tornar um verdadeiro tormento. Além de causar estresse, uma mudança desorganizada pode gerar perda de tempo e até de dinheiro.

 

Quer descobrir como realizar uma mudança tranquila e segura? Confira o cronograma abaixo: 

 

Um mês antes

Planejar-se com antecedência é fundamental para realizar uma mudança bem estruturada; é por isso que, se você tem tempo, começar a organizar tudo um mês antes é uma ótima ideia. Providencie uma lista com todas as coisas que vai levar para a casa nova e aproveite para fazer uma “limpa”, desapegando dos itens que não usa mais.

Aproveite esse mês para coletar as caixas para a mudança, comprar plástico bolha, fitas adesivas e marcadores permanentes, dessa forma, as caixas chegarão bem mais organizadas em seu destino. 

 

Uma semana antes

Essa é a hora de começar a desmontar e embalar os móveis grandes e que precisam ser desmontados, como estantes e armários. O dia da mudança será corrido, por isso, não é aconselhável deixar esses processos que demandam mais detalhes e cuidados para a última hora. 

Também é a hora de contratar a empresa de mudança. Você deve pesquisar bem para encontrar a que melhor atenda às suas necessidades; não esqueça de verificar se eles oferecem mantas e/ou cobertores para proteger os itens, pessoas suficientes para realizar a mudança e tratamento especial para objetos frágeis. 

Importante: não esqueça de atualizar seu futuro novo endereço para as empresas e lojas que costumam enviar correspondências.

 

Um dia antes

Se for possível, vá até a nova casa e faça uma faxina completa, deixando o ambiente pronto para receber a mudança. Na casa antiga, termine de empacotar o que falta e reserve itens importantes e de uso pessoal em uma mochila ou bolsa à parte, para facilitar caso precise de algo.

Não esqueça de tirar pó dos objetos antes de empacotá-los, isso vai facilitar bastante a hora de arrumar a nova casa. Também é importante separar os objetos que sejam de valor, tanto monetário quanto emocional. 

 

No dia

Mesmo que você tenha contratado uma boa empresa de mudança, é fundamental acompanhar todo o processo, pois ninguém se preocupará tanto com as suas coisas quanto você, não é mesmo?

Para facilitar, você pode separar as caixas por cômodo da casa, assim, os funcionários já podem colocar elas no lugar certo, o que vai ser de grande ajuda na hora de desempacotar tudo. 


 

Viu só? Uma mudança organizada é possível! Siga essas dicas e mãos à obra!

 

 

Abr

07

2020

Dicas

Aprenda a fazer a vistoria de um imóvel para alugar

terça, 07/04/20 | por Comunicacao | tags vistoria, imóvel, aluguel, locação, dicas

 

Antes de assinar o contrato de locação, é importante verificar se tudo está nos conformes


A vistoria é uma das etapas mais importantes para proprietários e imobiliárias, pois é por meio dela que é possível garantir que, após o final do período de locação, não ocorreram danos ao empreendimento. Para os inquilinos ela também é indispensável, já que é este processo que assegura as boas condições do imóvel e evita cobranças injustas na hora de devolvê-lo. 

Ao visitar o local, o possível futuro morador deve estar munido de alguns itens fundamentais para a inspeção: uma boa câmera; trena; nível; lâmpada para testar os bocais; algum aparelho, como carregador de celular, para testar as tomadas; balde para testar o escoamento dos pisos. 

 

Confira o que averiguar em cada espaço: 

 

  • Use a trena para conferir se a metragem do local realmente corresponde ao que foi anunciado;

  • Confira todas as paredes e analise bem o estado de conservação da pintura;

  • Olhe para o teto de todos os cômodos e procure por manchas ou infiltrações;

  • Abra todas as torneiras e veja se estão funcionando bem e se nada está vazando, também confira a descarga no banheiro e o chuveiro. Não esqueça de verificar o escoamento dos ralos;

  • Se o banheiro tiver box, veja se está em boas condições, bem vedado, com silicone em todas as bordas;

  • Verifique o estado dos pisos, carpetes e laminados, tudo deve estar bem encaixado, sem manchas, uniforme e sem pontas soltas ou descoladas;

  • Confira se os interruptores esquentam quando estão acionados, pois isso pode indicar problemas na parte elétrica e causar curtos;

  • Teste o interfone e a campainha;

  • Veja se todas as fechaduras estão funcionando corretamente e se você recebeu as chaves para todas as portas do imóvel;

  • Verifique se as janelas estão abrindo e fechando sem obstrução e procure por rachaduras, trincados e imperfeições;

  • Se o imóvel tem armários embutidos, prateleiras e estantes, confira o funcionamento de todas as portas e gavetas e o estado dos puxadores;

  • Caso tenha direito a uma vaga de garagem, vá até ao local conferir as condições; verifique se é coberta ou não, se está ocupada, se tem rachaduras, etc.


Para evitar dores de cabeça e garantir um contrato de locação justo para ambas as partes, é preciso ter rigor na vistoria!

Mar

31

2020

Curiosidades

O que o condomínio não pode proibir?

terça, 31/03/20 | por Comunicacao | tags condomínio, regras, proibição

Quem opta por morar em um condomínio sabe que, a partir do momento que se mudar, terá que cumprir as regras estipuladas pela convenção do local. Todavia, as leis condominiais não podem sobressair as leis que gerem a sociedade no geral, como o Código Civil Brasileiro.

Você já recebeu multa por alugar seu apartamento para Airbnb, por exemplo? Saiba que essa proibição é ilegal e que você pode recorrer. Quer saber mais? Confira abaixo.

 

Animais

Os condomínios não podem proibir os moradores de terem animais de estimação. A proibição só se justifica se o animal representar risco à segurança, à higiene, à saúde e ao sossego dos demais moradores do local.

 

Locação via Airbnb

Uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) de outubro de 2019 considerou “ilícita a prática de privar o condômino do regular exercício do direito de propriedade, em sua vertente de exploração econômica”. Ou seja, é direito do proprietário usar do seu imóvel como fonte de renda, por meio de aluguéis, como do Airbnb.

 

Uso das áreas comuns por inadimplentes

O condomínio não pode proibir o acesso e a utilização de qualquer área comum pelo condômino inadimplente e seus familiares. A punição por não pagar a taxa condominial não pode ter o propósito de expor a condição de devedor do morador.

 

Fixação de objetos religiosos nas portas

Outra coisa que o condomínio não pode proibir é a fixação de objetos religiosos nas portas das unidades. A determinação da justiça compreende que os adereços são como os enfeites de Natal, por exemplo, e que não alteram a fachada e nem a arquitetura do local.

 

Procurando uma moradia nova? Fale conosco, temos o lar perfeito para você e sua família!

 

 

Mar

24

2020

Dicas

Apartamento ou casa: qual o melhor?

terça, 24/03/20 | por Comunicacao | tags apartamento ou casa

Após juntar dinheiro suficiente para adquirir o seu primeiro imóvel, a pergunta mais importante a ser respondida é: comprar uma casa ou um apartamento? Para esse questionamento não existe uma resposta certa, tudo depende do seu estilo de vida, de como é a sua família e até mesmo das suas aspirações.

Para te ajudar a não se arrepender depois, listamos alguns prós e contras das duas opções. Ficou curioso(a)? Continue lendo!

 

Casa

Além do espaço, que costuma ser maior, a principal vantagem de se morar em uma casa é a liberdade. Você não precisa se preocupar com multas por falar mais alto depois das 22h e nem com a falta de privacidade que as pessoas que moram em condomínio, por exemplo, enfrentam.

Para os apaixonados por pet, a casa é a melhor opção, já que, nas que têm quintal, os bichos têm mais espaço para correr e se divertir. O pagamento da taxa de condomínio também é um ponto negativo dos apartamentos, e geralmente, quem mora em uma casa não precisa se preocupar com mais esse boleto.

 

Apartamento

A segurança é o fator principal para quem escolhe morar em um apartamento. A maioria dos empreendimentos tem portaria 24h e um sistema de segurança que passa mais tranquilidade aos moradores.

Porém, quem deseja morar em apartamento deve estar ciente de que vai precisar seguir regras e que, muitas vezes, a decisão do coletivo não será do seu agrado. É importante analisar a rotina do local para ver se combina com o seu estilo de vida.

 

Como já dito, a escolha do lar ideal tem a ver com aliar os desejos e as necessidades do futuro morador com as vantagens oferecidas pelo ambiente.

 

Para você e a sua família, qual é a melhor opção? Conte para a gente nos comentários! E não se esqueça que aqui na Habitec nós podemos achar a casa ou o apartamento dos seus sonhos!

 

Destaques Habitec Quer vender seu imóvelQuer alugar seu imóvelConte com a gente

Acesso rápido

Vendas

41 3340-3222

Locações

41 3340-3258

ADM.Aluguéis

41 3340-3202

habitec imóveis

© 2010 - HABITEC ASSESSORIA TECNICA HABITACIONAL LTDA - CRECI J685
desenvolvido por Sulcriativa Comunicação